Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: COLUNA DO CRISTO
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Opinião > COLUNA DO CRISTO
Opinião

COLUNA DO CRISTO

publishnow 1 mês atrás
Compartilhar
Compartilhar

Sargento Salazar: renovação, realidade ou produto do marketing político?

Das rondas e caçadas policiais na periferia para a política. O Polícia Militar Alexandre Salazar, o Sargento Salazar se elegeu como o vereador mais votado de Manaus e oito meses após a posse no cargo, se mantém nos holofotes com um discurso radical de combate a desmandos, mas de pouca ou nenhuma efetividade, seja na fiscalização do Executivo ou na proposição de soluções para os problemas diários e/ou estruturais da cidade. A postura barulhenta e performática nas redes sociais, muitas vezes na oposição pela oposição, gera seguidores como nunca se viu na política local – apenas no Instagram, Salazar superou a marca de 1 milhão de seguidores, mas os milhares de likes e postagens com grande alcance e engajamento também não mudam a realidade do eleitor. Nem mesmo daqueles mais descrentes com a política ou com os políticos carreiristas.

APOSTA – O PL, partido ao qual o vereador é filiado, já faz planos para 2026, acredita que Salazar repetirá o desempenho de 2024 e seja novamente um puxador de votos, capaz de eleger outros da legenda, desta vez para a Assembleia legislativas ou à Câmara federal. Mas diante de tanto espalhafato e nenhum resultado prático, a pergunta ainda sem resposta: Salazar é renovação, realidade ou mais um produto do marketing político?

Ex-prefeito de Autazes assume cargo na gestão David Almeida

O ex-prefeito de Autazes Andreson Cavalcante é o mais novo integrante da gestão do prefeito de Manaus, David Almeida. O político assume a vice-presidência da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus, a Ageman. Andreson havia sido nomeado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, para Supervisor de Calha, cargo criado em dezembro passado pela Lei nº 7.270/2024. Andreson apoiou a reeleição de Wilson Lima em 2022 e é filiado ao cargo presidido pelo governador no Estado, o União Brasil. Nas redes sociais, o secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, deu as boas-vindas ao ex-prefeito de Autazes.

Deputada Débora Menezes apresenta projeto que censura classe artística

A deputada estadual bolsonarista Débora Menezes (PL) protocolou mais um projeto polêmico. Pela proposta, a parlamentar quer proibir manifestações políticas de artistas em eventos contratados pelo Governo do Amazonas. E quem não respeitar, pode ser penalizado com até 5 anos sem poder firmar contrato com o Estado. A proposta vai contra o que garante a própria Constituição Federal, quando no Artigo 5º garante, entre outros direitos fundamentais: “a livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. A classe artística e formadores de opinião estão classificando o projeto de censura disfarçada.

INCONSTITUCIONAL – O projeto já nasce fadado ao fracasso, na admissibilidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (ALE-AM), no veto pelo Governo ou mesmo, se ainda resistir à burocracia, ser derrubado na Justiça.

Maria do Carmo reacende calcanhar de aquiles de Omar Aziz

A pré-candidata ao Governo do Amazonas Maria do Carmo reacendeu o escândalo da Cidade Universitária da UEA, projeto multimilionário que assombra o senador Omar Aziz, pré-candidato e adversário da empresária na disputa pelo cargo em 2026. Maria do Carmo foi às ruínas da construção, iniciada no governo Omar, antes dele deixar o posto para se tornar senador. Sem citar nomes, a concorrente de Omar foi ao local, no município de Iranduba e atualizou os números do abandono: R$ 300 milhões que dariam para construir dezenas de escolas, milhares de moradias populares, hospitais ou asfaltar quase 200 quilômetros de vias.

ATAQUES – Em entrevistas à imprensa, Omar disse que quando saiu do Governo, deixou dinheiro em caixa para o projeto ser concluído. O fato é que o tema é munição nas mãos dos adversários e ainda renderá muito debate e desgaste, sobretudo em 2026.

Interior ganha 1° castramóvel da política pet de Wilson Lima

O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou o primeiro castramóvel do interior do Estado. O serviço está funcionando no município de Presidente Figueiredo, na Região Metropolitana de Manaus (RMM). A recém-criada Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) informa que a unidade realizará a castração de cães e gatos tanto na sede municipal quanto em comunidades rurais próximas. O castramóvel conta com quatro médicos veterinários e tem capacidade para atender aproximadamente 100 animais por dia.

MOVIMENTO – A criação da Secretaria de Estado de Proteção Animal, o castramóvel e o hospital veterinário em Manaus, em fase final de implantação, é uma resposta à crescente comunidade de donos de pets. São projetos acampados pelo governador Wilson Lima com forte influência da deputada estadual Joana Darc, a mais destacada política defensora da causa animal no Estado.

Município alinha funcionamento do futuro transporte complementar

A Prefeitura de Manaus está em vias de implantar o transporte complementar da cidade. Novos veículos substituirão os antigos e sucateados micro-ônibus que atendem as zonas Norte e Leste da capital amazonense, um antigo anseio da categoria que opera o sistema e da própria população. Uma reunião de alinhamento foi realizada nos últimos dias pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e representantes das cooperativas que vão operar o serviço complementar. O Município está tratando da regulamentação das cooperativas e documentação dos permissionários, que receberão apoio financeiro de R$ 40 mil. Já o Sinetram disponibilizará validadores do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público da cidade aos veículos autorizados à operar.


RAPIDINHA
Projeto exige exame psicológico de profissionais da educação infantil

Avança na Câmara de Vereadores de Manaus projeto de lei que exige exame psicológico aos profissionais que atuam na educação infantil. De autoria do vereador Joelson Silva (Avante), a proposta define a avaliação periódica aos que trabalham com crianças em creches e instituições de educação infantil. Segundo o autor, o projeto é uma resposta aos diversos casos de agressão de crianças por profissionais de educação registrados em Manaus ou mesmo no cenário nacional e que causaram grande comoção social.


AGENDA AMAZÔNIA
FAB intercepta aeronave vinda do Peru e o força a pousar em Tefé

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou aeronave nesta segunda-feira (22/9) no Amazonas, que invadiu o espaço aéreo brasileiro vinda do Peru. A aeronave de pequeno porte não tinha plano de voo, matrícula visível ou qualquer comunicação com os órgãos de controle. A aeronave foi detectada pelos radares do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) e um caça A-29 Super Tucano foi acionado para fazer a interceptação. Após seguir todo o protocolo, de contato visual, tentativa de comunicação por rádio e disparo de advertência sem qualquer resposta, a aeronave foi considerada hostil. Após novos disparos, desta vez de detenção, para derrubada do avião, o piloto pousou em uma região de floresta e rio desabitada, a cerca de 30 quilômetros de Tefé. Um helicóptero de guerra H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira foi acionado e o piloto detido no local.


?

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Quem articulou a inclusão de presidentes de partido político na PEC da Blindagem? Eles não têm voto, não fizeram concurso público e querem fugir do alcance da Justiça como parlamentares.


FRASES DO DIA

“É uma PEC que protege literalmente bandido”

ALESSANDRO VIEIRA, SENADOR

(Sobre a proposta aprovada na Câmara dos Deputados, que impede que parlamentares, incluindo os deputados estaduais, sejam investigados por prática de crimes)

“Chegou a hora de tirar as pautas tóxicas da frente, ninguém aguenta mais essa discussão”

HUGO MOTTA, PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

(Sobre as pautas bolsonaristas, PEC da Blindagem e PL da anistia, que paralisaram as votações no Congresso Nacional)

Leia Também

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 4 semanas atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 4 semanas atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 4 semanas atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 4 semanas atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 4 semanas atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 mês atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?