Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: ‘Orquestra na Floresta’ encanta público na aldeia Cipiá e marca novo capítulo no diálogo cultural da Amazônia
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Município > ‘Orquestra na Floresta’ encanta público na aldeia Cipiá e marca novo capítulo no diálogo cultural da Amazônia
Município

‘Orquestra na Floresta’ encanta público na aldeia Cipiá e marca novo capítulo no diálogo cultural da Amazônia

Portal Amazonense 1 mês atrás
Compartilhar
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), realizou, nesta terça-feira, 23/9, a primeira edição do projeto “Orquestra na Floresta”, na comunidade indígena aldeia Cipiá, localizada a 34 quilômetros da capital, às margens do rio Negro. 

O concerto promoveu um encontro histórico entre a recém-criada Orquestra de Câmara de Manaus, entregue pelo prefeito David Almeida em agosto deste ano, e o grupo de música indígena Cipiá, em uma experiência única de intercâmbio artístico e cultural. 

O presidente do Concultura, Tony Medeiros, destacou que o projeto de relevância nacional é um contínuo diálogo entre a música clássica e a milenar música indígena.

 “Este projeto é muito mais do que um concerto. Ele é a demonstração de que Manaus é uma cidade que respeita e valoriza sua diversidade cultural. Levar a orquestra até a floresta, para dialogar com os saberes indígenas, significa abrir novos caminhos de convivência, aprendizado e reconhecimento das nossas raízes. O Concultura tem esse compromisso de democratizar o acesso à arte e fortalecer a identidade cultural da nossa gente”, destacou o presidente do Concultura. 

Sob a regência do maestro Hermes Coelho, os músicos apresentaram um repertório que transitou entre os clássicos de Bach e Vivaldi, criações de compositores brasileiros e a força ancestral dos cantos e instrumentos indígenas, conduzidos pelos próprios moradores da aldeia. 

“Foi uma coisa esplêndida, não sei nem como mensurar. As pessoas precisam ter acesso a isso, levar a música, essa experiência, para que todos conheçam, especialmente ao vivo. Que possam pegar no instrumento, ver como tudo funciona. Quando você leva isso até elas, desperta algo nas pessoas. A orquestra vive para isso. Meu desejo é que a gente continue indo às comunidades que não têm acesso. Isso é o mais importante”, afirmou o maestro. 

O público presente, formado por integrantes da comunidade e convidados, testemunhou um espetáculo onde a tradição indígena e a música erudita se fundiram em harmonia, gerando um momento de rara beleza e significado. 

O evento também teve grande importância simbólica para os moradores da aldeia Cipiá. O cacique Domingos ressaltou que receber a Orquestra de Câmara em seu território representa um gesto de valorização da cultura indígena e de respeito às tradições locais, além de inspirar as novas gerações a preservarem a herança cultural. 

“A partir de hoje, começa o nosso encontro, maior encontro que a gente estava esperando desde o início. É um grande privilégio prestigiar esta orquestra na floresta. É muito emocionante. Mais uma vez, parabéns a todos nós”, destacou o cacique. 

Para Cayo Ferro, jovem que assistiu à apresentação, valorizar as vivências indígenas foi primordial. “O maior sentimento aqui é de emoção porque, enquanto pessoa nortista, sempre achei que não éramos muito protagonistas e isso inclui a arte e a música, graças aos eventos sociais promovidos pela Prefeitura de Manaus, pelo Concultura, comecei a mudar esta visão. Está aqui foi emocionante justamente por poder compartilhar, trazer a vivências indígenas, a arte indígena, e mostrar como somos tão potentes quanto qualquer outro estilo musical e que nós merecemos os holofotes também”, destacou o jovem. 

A primeira edição do “Orquestra na Floresta” reforça as diretrizes do Concultura de descentralização da política cultural, valorização da diversidade e democratização do acesso à arte, consolidando Manaus como uma cidade que promove encontros, respeita suas raízes e celebra sua pluralidade.

O projeto

A “Orquestra na Floresta” é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura, que promove o intercâmbio artístico entre músicos da cidade e comunidades tradicionais da Amazônia.

Mais do que um concerto, o projeto nasce com a missão de aproximar públicos distintos, valorizar o patrimônio imaterial indígena e ampliar o acesso à música clássica em territórios onde esse gênero raramente chega. Essa fusão contribui para preservar tradições, estimular a criatividade e reafirmar a identidade cultural da Amazônia.

A ação também está alinhada às diretrizes do Concultura de democratização do acesso à arte, descentralização da política cultural e valorização da diversidade, consolidando Manaus como uma cidade de encontros e de respeito às suas múltiplas raízes.

— — —

Texto – Ismael Oliveira/Concultura

Fotos – João Viana/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCv5Rw

Assuntos Capa, Capa 1

Leia Também

Prefeito a presenta grandes novidades para o Natal 2025

Por Portal Amazonense 8 horas atrás

Prefeitura avança em parceria para elaborar grade de cursos de qualificação do transporte complementar

Por Portal Amazonense 8 horas atrás

Facilidade para idosos solicitarem o Cartão ‘PassaFácil 60+’ on-line

Por Portal Amazonense 13 horas atrás

Prefeito vistoria obras do Centro Pop, Casa de Passagem e CADS

Por Portal Amazonense 14 horas atrás

Prefeito vistoria obras do Centro Pop, Casa de Passagem e CADS

Por Portal Amazonense 14 horas atrás

Prefeito David Almeida antecipa luzes de Natal na Ponta Negra

Por Portal Amazonense 16 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?